Em 2020, fomos desafiados pela Turn Mag a partilhar fotografias e memórias das aventuras e desventuras de um inverno passado em viagens pelos Pirineus e pelos Alpes.
Hoje, volvidos quase dois anos sobre a publicação em papel, partilho convosco as imagens e textos impressos na revista.
"Antes de iniciar o relato deste Inverno em viagem pelo Europa, vou começar por nos apresentar.
Eu próprio, João Jorge, tenho um passado fortemente ligado ao skate, ao surf e enveredei pelo cominho de instrutor de snowboard e ski há mais de uma década.
A Sabrina Spinelli, é natural de Villa La Angostura, uma aldeia montanhosa na Patagonia Argentina.
Passou a infância a “brincar” na sua estância local e a juventude a descobrir outras estâncias da Patagonia.
A sua carreira de instrutora surgiu naturalmente, devido à sua paixão pelo desporto e pela grande ligação às montanhas e ao mundo da neve.
Trabalhámos grande parte dos últimos invernos na escola de ski de Grandvalira, em Andorra, mas também fizemos temporadas na Suiça, Chile e Argentina.
Tal como a grande maioria dos snowboarders, temos sempre “aquele desejo” de viajar para montanhas e estâncias que desconhecidas e ao longo dos anos fomos visitando estâncias na Europa e America do Sul.
O nosso projeto de Viagens de Autor, surge em parceira com a Sporski e foi idealizado para os nossos clientes e amigos.
Nasce da nossa paixão pelas montanhas, pelo ensino e o desejo em partilhar essa mesma paixão e conhecimentos com outras pessoas.
Começámos o Inverno com o objectivo de realizar 9 Viagens de Autor para 4 países alpinos e ainda conhecer novas estâncias para as próximos temporadas.
Devidos às circunstâncias excepcionais que levaram ao fecho de todas as estâncias em Março 2020, só conseguimos realizar algumas Viagens de Autor visitar 4 novas estâncias, mas tivemos que cancelar as ultimas viagens programadas para os Dolomites, Zermatt e Avoriaz.
Ainda assim, apesar da interrupção inesperada e antecipada, ainda fizemos muitos kilometros pelas motanhas da europa e partilhamos convosco algumas das imagens mais marcantes do nosso inverno."
Andorra
O nosso Inverno começou em Dezembro em Andorra. Um lugar que nos faz parte da nossa carreira e história de vida.
Este país, de cerca de 70 000 habitantes, enclausurado entre a catalunya e França foi a nossa casa durante muitos Invernos e foi o ponto de partida para as aventuras pelas montanhas da Europa.
Les Arcs
Les Arcs foi a nossa primeira paragem nos Alpes.
Fomos lá fazer uma breve visita para preparar a chegada dos clientes, duas semanas depois.
Tivemos sorte com a meteorologia e pudemos desfrutar plenamente de toda a estância e das bonitas paisagens que rodeiam a estância.
Sestriere
Sestriere, na região Italiana de Piemonte, foi um dos palcos dos jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006 e está inserida no mega domínio da Via Lattea, que abarca algumas estâncias Italianas e Montgenevre, em França.
A vila, tem alguns edifícios característicos que parecem de inspiração soviética mas a comida, totalmente italiana, de inspiração mediterrânica e elaborada com cuidado, é do melhor que se pode encontrar.
Uma aldeia no Tyrol
Fizemos esta fotografia numa manhã “feia”, cinzenta e chuvosa a caminho de Kuthai, na Austria.
À medida que fomos “abrindo caminho” por entre montanhas, rios e os bonitos vilarejos do tyrol, a chuva foi-se transformando em neve e quando chegámos a Khutai, fomos recebidos com nevão, vento e uma visibilidade tão baixa, que intimidou todo o grupo.
Na montanha, a neve fresca passava o nível do joelho e o que parecia um dia perdido, transformou-se num dos melhores “powder day´s” da temporada.
Serre Chevalier
Fomos a Serre Chevalier para conhecer uma nova estância e avaliar o potencial da região para realizar futuras Viagens de Autor.
Encontrámos terreno interessante, poucas filas nos meios mecânicos, paisagens bonitas, uma estância relativamente grande, confortável e em evolução.
Um destino a ter em conta nos próximos anos.
Brides Les Bains / 3 Vallés
Brides Les Bains é uma vila calma, tranquila e com arquitectura caracteristicamente “termal” e fica situada no fundo do vale de Meribel.
É um sitio simpático pois “fica mais em conta” que as restantes aldeias dos 3 Vallés e liga diretamente com o centro de Meribel através de uma gôndola,.
Foi a nossa base na semana de Carnaval, naquela que seria a nossa ultima Viagem de Autor de 2020.
Aiguilles d'Arves
Estas espetaculares “agulhas”, distantes dos circuitos mais percorridos pelo grande publico, são visíveis de quase todos os pontos da estância e dominam a totalmente a paisagem de Les Sybelles.
Les Sibelles
Passámos este dia em La Toussuire explorando até á exaustão todo o terreno fora de pista que nos parecia interessante.
Apesar de já não nevar há alguns dias, ainda encontramos canais mais “escondidos” com “bolsas” de neve fresca.
Era inicio de Março e supostamente o nosso Inverno estava longe do fim. Seguida iríamos para Zermatt para depois voltar a França e terminar a temporada em Avoriaz.
Alguns dias depois iniciámos uma viagem que supostamente nos levaria ao encontro com clientes no Aeroporto de Genéve mas que terminou em Portugal.
Com o fecho de estâncias, escolas e Serviços, a fomos obrigados a regressar a casa e cancelar os restantes compromissos do nosso Inverno.
Ficam as boas memórias de um grande Inverno em modo “nómada” pelas montanhas da europa.
Comments